domingo, 8 de janeiro de 2012

Papai Noel e os Nascidos para comprar

Eu sei que o Natal já passou, mas não tive tempo de falar sobre isso antes.

Dia 25 de Dezembro é Natal. E todo mundo sabe que o Natal é o dia em que comemoramos o nascimento de Jesus o aquecimento da economia graças ao pobre que detona o 13º, fazendo com ele volte para o bolso dos patrões. É nessa época que as pessoas mais compram aparelhos eletrônicos de alta tecnologia, mesmo sem saber usar 99,9% dos recursos oferecidos pelo equipamento, só para exibir aquela maçã mordida.
Natal é tempo de compartilhamos com nossos filhos toda as coisas maravilhosas que essa data nos representa: All-Star, C&A, PlayStation 3, Victor Hugo, Nike Shox, Nintendo 3DS, McLanche Feliz com bonequinhos de desenhos animados, Xuxa Só Para Baixinhos 11, Xbox 360, Barbie Bailarina, Barbie Veterinária, Barbie Princesa da Ilha, Barbie Pediatra, Barbie Estrela de Cinema, Barbie Musa Tech (e outros zilhões de Barbies que as meninas vêem no intervalo do Bom dia & Cia), Hot Wheels, Max Steel e muitos outros. Para as crianças mais inocentes, nada melhor do que levar o filho para ver o Papai Noel do Shopping onde, numa atmosfera segura e que não incentiva o consumismo, ele pedirá o seu presente, descobrindo assim o verdadeiro significado do Natal. Outra vantagem é que os pais ficarão sabendo o que colocar pra ele debaixo da árvore, mantendo assim a farsa do bom velhinho.
Veja como é o amor dos pais pelo seus filhos: Eles se apertam pra comprar aquele presente super caro que o filho viu no intervalo de algum desenho animado na televisão e quem leva o crédito é o Papai Noel. Tudo pra ver o filinho feliz. Os consumistas também amam!
Eu resolvi falar desse assunto por causa de um curto diálogo de um garotinho com seu pai numa loja de brinquedos de um shopping:
- Filho, porque você não leva esse carro de controle remoto?
- O controle é touch screen?

"Touch Screen" moleque? No meu tempo de criança eu já ficava feliz só de ganhar um carrinho. Ele nem precisava ter controle. Agora esses garotos só ficam satisfeitos quando compram um carro de luxo no Need for Speed que eles jogam nos seus PlayStations portáteis. Estamos tornando nossas crianças vítimas do capitalismo cada vez mais cedo, tornando-as muito materialistas.

"Um homem gravemente ferido sai em meio as ferragens do seu carro todo destruído e chora:
- Oooh, o meu Mercedes, meu Mercedes...
Uma das pessoas que foram prestar ajuda lhe diz:
- Não se preocupe com o carro, não vê que perdeu o braço?
O homem então olha pra si e, ao dar falta do braço começa a berrar:
- Oooh, o meu Rolex, meu Rolex...."

Devemos deixar nossas crianças continuar acreditando em Papai Noel. Ele carrega o verdadeiro valor do Natal nas costas, dentro daquele enorme saco vermelho. Ele que é o filho de João e Maria. Por isso que ele é barbudo, porque puxou ao pai.
Agora, falando sem ironia, eu sou doido pra pegar o filho da mãe que inventou esse Papai Noel atual. Segundo minhas pesquisas, a figura do bom velhinho (quem deu a ele esse apelido de "bom velhino" deve ter sido algum empresário, dono de loja) foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia no século II ou III. Ele costumava ajudar os pobres com saquinhos de moedas próximas as chaminés das casas. A igreja católica, como sempre, criou mais um santo, o São Nicolau. Os Alemães associaram a imagem dele ao Natal, espalhando-se pelo mundo ganhando nomes diferentes em cada país. Até o século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Foi em 1931 que apareceu o filho da mãe chamado Haddon Sundblom, que serviu de modelo pra sua criação, o Papai Noel da campanha publicitária da Coca-Cola. Por isso que ele veste vermelho e branco. Ele também era gordo e tinha o nariz e as bochechas avermelhadas, característica de quem tem rosácea, doença relacionada com o estado psicológico do paciente e piora com o excesso de álcool.
Resumindo: Nosso Papai Noel atual é a imagem de um bêbado feita por uma campanha publicitária de uma das maiores multinacionais do planeta, praticamente um símbolo do capitalismo.
Srs. Pais, por favor, entendam isso para que vocês possam ensinar aos seus filhos:
25 de Dezembro é uma data em que comemoramos o aniversário de JESUS CRISTO. Possa até ser que ele não tenha nascido nessa data, mas é nessa que a humanidade comemora. Se você acredita em Jesus, tenha em mente que o 25/12 é o dia dele, e não do Papai Noel e seus presentes.

"MAS VALE O ESPÍRITO SANTO EM NOSSA ALMA DO QUE O PAPAI NOEL EM NOSSA CHAMINÉ".



GOSTOU DA POSTAGEM? ENTÃO TORNE-SE UM SEGUIDOR!
Em "Seguidores", embaixo de "Total de Visualizações de Página", clique em 
"Participar deste site". 

3 comentários:

  1. Mais uma boa postagem Diego.

    Demonstra bem essa inversão de valores da nossa sociedade capitalista, e também a associação de ícones de origem desconhecida à nossa cultura.

    O capitalismo está cada vez mais acabando com o ser humano, e por consequência, com o mundo.

    Até nisso a Coca-cola tá no meio...

    A educação é a única solução viável pra tudo isso. só através dela, poderemos alcançar a conscientização social, necessária para se mudar as coisas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Diego vc mandou hiper bem! Adorei o post. Conseguiu defender muito bem o verdadeiro significado do Natal. Eu acredito que Jesus não nasceu nessa data, mas foi por essa época de final de ano segundo alguns pesquisadores, então essa data 25.12 é para podermos comemorar algum dia o nascimento de Cristo.

    Quanto as crianças, estão realmente sendo vitimas do capitalismo, lembro que uma vez pedi uma Barbie para minha mãe, ela me deu uma Barbara do camelo e uma escovinha de plástico em miniatura do supermercado e fiquei com um sorriso tão grande que dava pra ver até de costas.

    ResponderExcluir
  3. É Wellington, enra e sai psts e agente sempre chega na mesma conclusão: A solução é a educação! PObrigado pelos seus elogios e pelos de Adriana tbm. Interessante saber que ela já foi vítima da "Barbiepidemia". Ela teve conserto, significa que outros tbm podem ter.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...