sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sexta-Feira Santa é festa?

     O que você, baiano, vai almoçar ou já almoçou nessa sexta-feira santa? Já sei: Caruru, Vatapá, Moqueca de peixe, arroz, feijão fradinho, bacalhau, camarão, alguns vão no xinxim de galinha e tudo com muito azeite de dendê. Êta que a comida baiana é boa demais! O povo da Bahia mantém uma culinária muito vasta... e uma ignorância mais vasta ainda. O que é a Sexta-feira Santa? Alguém aí sabe explicar por qual motivo insistimos em comer caruru ou fazer verdadeiros banquetes nesse dia? Eu não sei, mas tenho uma teoria: 
     Muitos baianos respeitam a tradição de não comer carne nessa data (Mas a maioria não sabe explicar o porque). De acordo com a igreja católica, devemos comer apenas peixe porque Jesus morreu na cruz para salvar a humanidade, então, nenhum sangue deve ser derramado nesta época (Essa á a parte que quase todo mundo faz). Devemos também nos abster do que mais gostamos e fazermos sacrifícios, até mesmo jejum (Essa é a parte que quase ninguém faz). 



Plataforma Flutuante da Petrobras
     Por causa da escolha do peixe vem a pergunta que não quer calar: Peixe tem sangue? Não, peixe tem petróleo. Porque vocês acham que as plataformas da Petrobras ficam no mar? Porque é lá no fundo do mar que fica acumulado o petróleo dos peixes mortos. Gente, é claro que peixe tem sangue! O peixe também precisa do sangue para transportar os nutrientes pelo seu organismo. E, antes que vocês perguntem, o sangue do peixe, assim como o de quase todos os animais vertebrados, possuem células vermelhas carregadas de ferro chamadas Hemoglobina, que dão ao sangue a cor vermelha, como mostra nesse vídeo.


     Com toda essa história de peixe eu cheguei a seguinte conclusão sobre a nossa tradição: Para não derramarmos sangue nós deixamos de comer animais que sangram e, por isso, nós comemos peixe, que é um outro animal que sangra. Mais coerente, impossível!

     Agora vamos esquecer biologia e voltarmos para a minha teoria do caruru na Sexta-feira Santa. 


     Muitos baianos tem mania de meter azeite de dendê e/ou pimenta em quase tudo que come, com o peixe não foi diferente. O bichinho acabou virando moqueca. Mas eu acho que o povo quis caprichar na comida porque, para eles, comer moqueca com caruru e vatapá seria perfeito. Diferente disso o almoço não teria graça. A ideia caiu no gosto popular e foi se espalhando. Agora muita gente faz isso todo ano: Juntam a família e amigos em volta de um banquete recheado por comida baiana para comemorar.

     Mas o que se comemora mesmo na Sexta-feira Santa? 

"Jesus foi julgado...
     Essa data, também chamada de Sexta-feira da Paixão, marca o dia em que Jesus foi julgado, crucificado e morto! Ou seja, todo ano, as pessoas (muitas delas cristãs) mantem o costume de fazer comemorações ou festas no dia em que Jesus Cristo morreu. Esse é o respeito e a consideração que temos por ele. E entre esses pecadores, também me incluo, por ter comemorado essa data sem saber o seu real significado. Por isso eu, que sou cristão, peço a Cristo perdão por mim e por todas as pessoas que cometeram este pecado sem ter a consciência do que realmente estavam fazendo. 

...crucificado...
     Por isso estou aqui, através desse Blog, tentando lembrar ao povo o verdadeiro motivo desse feriado, para que possam ter o conhecimento e aí, sabendo da verdade, poderão utilizar seu discernimento para escolherem qual decisão acham mais correta. Eu só quero deixar claro que, apesar de estar parecendo, esse não é um blog de intenções religiosas e sim de intenções polêmicas. 

...e morto!"
     Vale ressaltar também que essa crítica foi feita especialmente para os cristãos, até porque, de acordo com minhas pesquisas, os que não acreditam em Cristo não costumam fazer festas nessa data. Interessante, não é? Muitos cristãos, que deveriam mostrar respeito, fazem festas e esboçam um sorriso que dá pra ver de costas. 
     Bem, a todos que já estão com o banquete de hoje pronto e seus ovos de páscoa na geladeira, apreciem seus carurus nesta sexta e se esbaldem de chocolate no Domingo, como sempre fazem. Abraço a todos os cristãos e não-cristãos.



10 comentários:

  1. Isso só demonstra a grande falta de conhecimento, e interesse, do povo em relação a sua cultura.

    Não sou hipócrita, e como vários outros, também almocei a famosa Comida Baiana na Sexta-Feira Santa, e comi chocolate na Páscoa.

    Sei que segundo a doutrina Católica, estou errado, e peço perdão a Deus também por isso.

    Mas a crítica aos Cristãos é válida e importante. Isso mostra como o povo está perdendo sua identidade cultural.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm já comi comida baiana e chocolate nessas datas. É um erro que poucos não cometeram. Mas eu parei! rsrsrsr!

      Excluir
  2. Eu pensei o dia inteiro, como fazer um texto semelhante, sem ofender ninguém, acabei não fazendo. Pra não perder meu tempo a toa e ser ignorada, sou a sempre chata demais. Nunca entendi isso, moro aqui a 16 anos, pra mim, sexta feira da paixão é dia de austeridade, recolhimento, meditação, reflexão. Sem álcool, No mínimo, pelo menos, quietude, sem alboroto. Afinal, estamos de luto, Jesus morreu. No mínimo, sem farra. Mas o que vejo, que as pessoas tomaram este dia (sim, aquelas cristão, não importa a intensidade de sua fé ou pratica), Deveriam comer simples, frugalmente, uma comida como na época, uma salada de bacalhau com batatas, uma sopa do mesmo, ou coisa parecida. Justamente pra demostrar simplicidade, Mas ao contrario disso, as pessoas se reúnem numa grande algazarra, pra degustar com amigos, o prato que já se tornou chique, bacalhau ao forno, ou as inúmeras formas e modas.Gostei de suas colocações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Concordo com você mas, fazer o q, não é? Aqui tudo acaba em festa!

      Excluir
  3. Gente, não há o que comemorar? Pois estão enganados é um dia feliz em que faço a reflexão de quão grande foi o amor de Jesus por mim, que morreu por nós para remissão de nossos pecados. Triste seria sim se Ele tivesse desistido de fazer isso! É dia sim de refletir, de recolhimento, mas tbm é dia de comemorar. Talvez há certos exageros vindos de uns, mas n há luto, esse foi o plano de Salvação, temos mesmo é que adorá-Lo, exaltá-Lo e de agradecer a Jesus por morrer pra que tivéssemos vida!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, infelizmente tem muitas pessoas que se diz cristãos e continuam comemorando nestas datas em que o filho de Deus sofreu e muito para nos salvar, se embriagando e fazendo muitas coisas que é inlicito aos olhos do Pai

    ResponderExcluir
  5. Eu já li que na Bahia se comemora a sexta feira santa pois na época da escravidão era o único dia que as pessoas escravizadas tinham livre para comemorar, pois trabalhavam sábado e domingo para a Casagrande comemorar a Páscoa. A tradição foi sendo passada de pais para filhos e hoje não é considerado desrespeito, mas uma questão cultural. Moro há mais de 30 anos em Salvador e aqui a pluralidade religiosa existe e é uma realidade. Não vejo como desrespeito a Cristo. A devoção não está se comemos ou não carne na sexta e sim no que fazemos no dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A posição mais coerente! Concordo. Cristo nunca morreu. Apenas subiu aos céus!!

      Excluir
  6. Puts, um preto que não sabe nada da sua raiz, e outro colonizador lá em cima falando que é pra comer bacalhau com batatas kkkkkkkkk,explicitamente demonizando o dendê, preto, África é dendê,faz centenas e centenas de anos, que seus antepassados comem, não é "mania de baiano" preto África é ritmo, preto África é isso !, o seu branquelo da imagem, não para o genocídio preto porque ?, não morreu por vc ? kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...