segunda-feira, 1 de outubro de 2012

K-Pop


Você gosta de pagode baiano, funk e muitos outros ritmos que caíram na boca do povão? Eu gosto de algumas músicas desse ritmo. Sabe qual é o treinamento que cantores e bandas desses ritmos tomam para começar a carreira? Não? Nem eu! Nunca ouvi dizer que eles fazem algum tipo de preparação. Na Coréia do Sul é diferente. Empresas da música asiática fazem seleções e testes constantemente em busca de jovens estrelas para formar grupos (Mas é grupo mesmo, né que nem o New Hit não). Após a seleção, os novos cantores passam por treinamentos rígidos que podem durar mais de 2 anos. Isso dificulta a criação de versões coreanas da Bronkka, Havaianos, Mc Catra, É Xeque, e muitos outros. Se fizessem um treinamento desses aqui no Brasil não iria sobrar nem 20% dos atuais músicos brasileiros.
Só depois de todo o árduo treinamento que, muitas vezes, são de 12 horas por dia, 7 dias por semana, é que eles iniciam sua carreira profissionalmente. É assim que são formados os profissionais do K-Pop (Korean-Pop), ritmo sul-coreano que vem crescendo nos últimos anos.
Os K-Poppers se destacam por serem cantores muito afinados, ótimos dançarinos com coreografias muito bem trabalhadas e pelas músicas de qualidade com ritmos muito empolgantes e dançantes. Essa batida de Eletropop com um pouquinho de Hip-Hop é executada também pelo cantor sul-coreano Psy (eu achei que era só o nome dele que lembrava psicopata = psychopath, mas a cara lembra também), que estourou estrondosamente no mundo todo com o sucesso “Gangnam Style” e sua dança do cavalinho que é muito hilária.


Videoclipe do hit "Gangnam Style", do cantor Psy

Eu comecei a me atentar para esse ritmo quando eu estava passando por uma grande loja de eletrodomésticos e vi, passando numa das televisões que estavam a venda um grupo repleto de jovens lindas cantando e dançando muito chamado Girls’ Generation. Nunca vi tanta gatinha cantando num só grupo. Fazem o tipo Patricinha ao extremo. Dá vontade de dá uma delas de presente a minha priminha pequena pra servir de boneca, mas fazem música de qualidade. Outra banda boa é a Super Júnior, que fazem o estilo N’Sync. Assistindo esses clipes sul-coreanos, agente percebe como eles já gostam dessas jovens magrinhas com cara de certinha. Eu também! Tô amando K-Pop!


Videoclipe da música "Gee", do grupo Girls' Generation

“Gangnam Style”, na minha humilde opinião é uma música muito boa com um clipe espetacular. Foi um show e tanto de Psy e Hyuna (a segunda, integrante da banda 4 minute), que dançaram juntos no metrô. Com muito bom humor, uma coreografia muito bem elaborada, sincronizada e engraçada, o gordinho caipira do terno chique e apertado conquistou definitivamente o público entrando para o livro dos recordes com o clipe que ganhou mais Likes no Youtube. Esse clipe também já é um dos 30 vídeos mais vistos na história do site com mais de 317 milhões de acessos até o momento com pouco mais de 2 meses de publicado, apenas. Ou seja, a tendência é aumentar muito.
Gangnam-gu, Seoul, Coréia do Sul
Eu, ser de curiosidade infinita, perguntei-me? O que é “Gangnam Style” (Estilo Gangnam)? Lá fui eu vasculhar fontes em busca de Gangnam. Achei algumas coisas mas, a única que fazia sentido, era uma região da cidade de Seoul, na Coréia do Sul, que recebeu esse nome. No Google Street View eu pude admirar a maravilha de lugar que é Gangnam. Local desenvolvido e organizado, de dar em inveja em quase todos os bairros brasileiros. Aliás, depois que a Google lançou esse programa eu só tenho me mordido de raiva toda vez que olho as ruas dos outros países, porque eles sempre parecem ser mais organizados que o meu. Isso aqui é uma bagunça desgraçada.


Videoclipe da música "Spy", do grupo Super Junior
Achei muito bom, e eu nem gosto desse estilo de grupo.

De acordo com essas e outras pesquisas, pude concluir que o estilo Gangnam é um estilo fino, rico, condizente com a letra da música e totalmente incoerente com o clipe. Como eu tinha dito antes, Psy encarna no clipe um personagem caipira e muito bizarro, afirmando ter o estilo Gangnam. Resumindo: O Sul-coreano pareceu ter a intenção de ironizar as pessoas daquele local. Descobri também que Psy é de uma região muito próxima a Gangnam, o que me fez chegar a conclusão de que ele está ironizando a si próprio, o que só torna as coisas mais engraçadas. Gangnam Style é, sem dúvidas, de uma genialidade excepcional e não apenas uma bizarrice como aparenta. Parabéns a Psy e aos K-Poppers coreanos.
Psy, cantor de "Gangnam Style"
Pra quem gosta de Pop, indico K-Pop. Música de qualidade que eu tive que buscar no país dos outros porque aqui no Brasil, país de muitos dos melhores cantores do mundo, a música tá começando a se tornar algo preocupante. Espero que os poucos cantores e bandas brasileiras de qualidade permaneçam na estrada por muito tempo e que a nova geração de músicos mantenha o nível dos melhores. 

3 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...