sábado, 14 de maio de 2011

Traição! (Parte 2) - O que é traição?

O que é traição?

"Sua Galinha!!!"
De acordo com nosso amigo Wiki (Pra quem não sabe, eu me refiro ao Wikipédia), traição, como uma forma de decepção ou repúdio da prévia suposição, é o rompimento ou violação da presunção do contrato social (verdade ou da confiança) que produz conflitos morais e psicológicos entre os relacionamentos individuais, entre organizações ou entre indivíduos e organizações. Geralmente a traição é o ato de suportar o grupo rival, ou, é uma ruptura completa da decisão anteriormente tomada ou das normas presumidas pelos outros. Vocês concordam? Eu concordo! A traição é mesmo uma forma de decepção porque, geralmente, quando se é traído não se espera que as regras criadas ou supostas sejam quebradas pela confiança adquirida ou, em alguns casos, supostamente adquirida.
Existem pessoas que definitivamente não acreditam em traição e eu as classifico em dois tipos que seguem duas teorias diferentes. Tem os que traem e seguem a ideologia de que "Ninguém é de ninguém" para poder trair sem ter peso na consciência, e tem os que simplesmente não querem acreditar em traição achando que ser corno é apenas um boato, justificando com a ideia de que "Corno é coisa que colocam na sua cabeça".
Eu conversei com muitas pessoas e, para elas, a traição tem perspectivas muito diferentes.

Perguntei as pessoas "O que é traição?":

"Siga o planejado, o filho é seu!"
"Traição é deixar de policiar seus desejos e pensamentos." - Eu estaria subestimando a inteligencia da pessoa que me falou essa frase como se fosse a autora, ao concluir que ela tirou isso da internet? Bem... independente da fonte, essa frase resume, na minha opnião, a forma fria e hipócrita de ver a traição. A frase carrega todo um significado de liberdade que as pessoas já deveriam ter consciencia de que seria limitada ao assumir um compromisso com alguém. E eu acho que não seria um exagero dizer que não é liberdade poder trair as pessoas e sim um desrespeito com elas e consigo mesmo, já que o ato de trair prova que o traidor não tem nem a capacidade de honrar os seus compromissos.

"Traição é tudo aquilo que acaba com a confiança." - Concordo! O problema é que traição hoje tem um significado um pouco mais pesado, não é qualquer quebra de confiança que as pessoas tendem a classificar como traição.

"Toda e qualquer forma de omitir e ser contra outra pessoa, não só no sentido de relações homem-mulher, mais qualquer tipo de relação, comercial, profissional ou nas amizades." - Nessa frase já colocam todas as formas de omissão como traição. Aí eu já descordo. Omissão é quase uma mentira, mas ainda não é uma mentira. Na traição você engana o traído e ao omitir nem sempre isso acontece. Ser contra uma pessoa em toda e qualquer forma como diz na frase, tá muito longe de ser uma traição. Eu tenho um amigo que é Bahia, indo contra o restante da família dele que é formada apenas por torcedores do Vitória e nem por isso ele é um traíra, é apenas um sofredor por não ter seguido a mais correta orientação que sua familia poderia ter lhe dado. Traição mesmo seria se ele dissesse pra familia que era Vitória e depois fosse vestido de Vermelho, Azul e Branco a um BAVI.

"Amor, isso não é o que
você está pensando!"
"Traição é quando sua companheira tem relações sexuais com outra pessoa." - Boa notícia, galera! Contanto que não transem, podem dar uns amassos na namorada desse cara que ele não liga.

"Traição não é sinonimo de fidelidade." - Ooooh, que descoberta! Eu peço a menina pra dizer o que é traição e ela consulta o Doutor Óbvio!

"É trair a si mesmo, prometendo fidelidade a alguém." - Nossa! Quanta desilusão! Essa menina conseguiu representar sua decepção amorosa gigantesca que não cabe no mundo, em uma frase de poucas palavras. É uma maneira de ver muito drástica, na minha opnião. A fidelidade ainda existe, as pessoas só desaprenderam a reconhecê-las e a preservá-las porque não acreditam mais na existência das mesmas, forçando-as a se adaptar a esse mundo cruel!

Traição mata!
Eu nunca traí uma namorada minha, então eu posso falar que a fidelidade ainda existe já que sou uma prova viva disso. E você, o que acha?


LEIA MAIS SOBRE TRAIÇÃO E RELACIONAMENTOS:

Um comentário:

  1. Como eu disse no comentário anterior, agora sim vou discorrer sobre o assunto:

    Eu concordo plenamente com você. Eu também nunca traí nenhuma menina que já esteve comigo, e tenho repulsa, aversão, ódio, ou qualquer tipo de reação negativa ao ato de trair. Como eu disse, eu tenho meus motivos para isso. E você falou uma coisa muito interessante:

    "A fidelidade ainda existe, as pessoas só desaprenderam a reconhecê-las e a preservá-las porque não acreditam mais na existência das mesmas, forçando-as a se adaptar a esse mundo cruel!"

    A falta de fé das pessoas hoje em dia, tanto em Deus, como em outras coisas essenciais como a fidelidade, é que está levando esse mundo pro buraco...

    Pelo título pensei em não ler, mas pela consideração que tenho a vc, resolvi ler esse post, e descobri que concordo bastante com você sobre esse assunto.

    Parabéns de novo pela boa forma de escrever.

    Abraço!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...