"Quer comer, quer beber
Se esconder no meu fumê
Da rolé pra onde quer se passando por minha mulher
Mas na hora "H" diz que ta passando mal
Tô ligado na sua fama vou te botar na Geral"
O "Fumê" citado na musica deve ser mais ou menos assim... |
A música coloca a mulher como João e Maria, que são atráidos por migalhas de pão até uma casa feitas de doces onde engordam e ficam prontos para serem comidos pela bruxa, ou como uma galinha que recebe hormônio de crescimento para ficar grande, gorda e depois ir pra panela. (Só pra deixar claro, a galinha brasileira não recebe hormônio. Elas recebem os "promotores de crescimento", que são enzimas, proteínas, vitaminas e os chamados probióticos, que aumentam a absorção de nutrientes, fazendo o organismo da ave aproveitar ao máximo o alimento - "Dizendo o que quer!" também é cultura!).
João e Maria caindo nos doces. É melhor do que colocar a foto de uma mulher enchendo a cara de cerveja! |
"... vou te botar na geral" é o final do último verso visto acima. Essa expressão geralmente significa que quem afirma vai espalhar para outras pessoas algo sobre o acusado, vai coloca-lo na "boca do povo"! Porém, ele dá uma explicação diferente do que isso significa:
"E a geral é assim
É assim que é a Geral
Em cima pau
Em baixo pau
Na frente pau
De quatro pau (ou craw)"
Vocal de apoio de verdade é assim! |
Bem... Vamos continuar com o estudo do restante da letra da música. Esperem... parece que a letra da música é só aquilo ali mesmo. Então vamos observar alguns aspectos da música:
- Como a maioria das letras de música de pagode baiano atual, a música faz apologia a relação sexual de forma suficientemente clara no refrão.
- Como também é hábito nas músicas de pagode, eles usaram o nome de um elemento da natureza, o pau, para substituir o nome do órgão sexual masculino.
- A mulher é dependente do homem ou tem que ser "comprada" com futilidades (como bebida, comida e carro, no caso dessa música) para ela ter a companhia conquistada. Na verdade, não é bem a companhia que o homem quer da mulher, de acordo com a letra.
- Outro fator importante de ser analisado nessa música é que, durante seus 238 segundos, 16 são de introdução, 24 são daquele finalzinho, apenas 38 são de letra real (desenvolvimento, que conta a história da música) incluindo, ainda dentro desses 38 segundos, um tempinho sem letra, e absurdos 96 segundos são de refrão. Ou seja: Aproximadamente 55% da música, o que representa mais da metade, é feita de um refrão curto, chato, e extremamente repetitivo. Somente 16% do tempo dessa música abrange seu desenvolvimento, possui letra real.
Eu não sei como alguém pode sentir orgulho de criar uma música infame como essa, com menos de 60 palavras (incluindo monossílabos, artigos e porposições e palavras repetidas) e divulgar isso pra todo mundo escutar.
Eu não sei como alguém pode escutar uma música infame como essa, com menos de 60 palavras (incluindo monossílabos, artigos e porposições e palavras repetidas) e colocar na mala do carro pra todo mundo escutar, inclusive crianças.
Eu não sei como alguém pode divulgar na sua rádio uma música infame como essa, com menos de 60 palavras (incluindo monossílabos, artigos e porposições e palavras repetidas), para todo mundo escutar em suas próprias casas, inclusive crinças.
Viram como eu fui chato de tão repetitivo no que eu escrevi acima? É assim que os compositores de música de pagode baiano estão fazendo com suas letras. Só que como é uma música muito dancante, algumas pessoas se preocupam mais em balancar a bunda e executar aquelas coreografias obscenas do que em prestar atenção na letra, podendo assim perceber a falta de qualidade que estão ouvindo.
Eu vou continuar aqui, sempre que achar necessário, mostrando para vocês o quanto esse pagode nos prejudica e nos ofende, chamando a atenção dos meus leitores para o que realmente a mídia baiano está passando para nós. Pelo menos eu estou fazendo a minha parte.
Agora é a vez de vocês dizerem o que vocês acham. Essa música é ou não uma ofensa no seu ponto de vista? E você que é mulher, concorda com essa forma de ser vista? Você que é homem, pensa como o compositor dessa música sobre as mulheres? Elas tem que ser compradas com comida, carro e cerveja ou cachaça? Comente! Dê a sua opnião!
Um abraço e até a próxima postagem!
GOSTOU DA POSTAGEM? ENTÃO TORNE-SE UM SEGUIDOR!
Em "Seguidores", embaixo de "Total de Visualizações de Página", clique em Seguir.
LEIA MAIS SOBRE OUTROS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM A SOCIEDADE: