quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Comenta, meu filho!

Adotando a campanha do blog Wellington Morais =P, faço um apelo para que as pessoas leiam mais... Principalmente o meu Blog! Blogueiro, por favor, não seja egoísta, não pense que só o seu Blog existe. Leiam e comentem nos blogs dos outros também. Assim você aprende coisas novas e descobre ferramentas, além de fazer parcerias que podem melhorar e divulgar o seu blog (É óbvio que o conteúdo do Blog tem que ajudar, por isso nós blogueiros temos que fazer um trabalho de qualidade. Não podemos apenas exigir atenção e acesso das pessoas, temos que fazer por merecer).
Porque será que ler parece ser tão trabalhoso para as pessoas? Os Blogs são muito acessados, porém, pouco comentados. No meu pouco tempo de blogueiro eu identifiquei 3 tipos de pessoas que acessam o blog:
- Tem aquele que abre a postagem e procura figura e vídeo. Se não achar ele muda de página;
- O que lê parte da postagem, enjoa e vai pra outro site;
- E aquele que lê a postagem TODA mas não tem a consideração de deixar sequer um comentário.
Nesse fim de semana eu fiz uma postagem grande sobre um assunto muito polêmico aqui na Bahia. O nome do post é "Cyclone não é marca de ladrão". Uma bem trabalhada, interessante e divertida, batendo recorde de visualização. Sabe quantos comentários teve? Dois! Sendo que um foi meu. Uma das minhas postagens antigas teve metade das visualizações de página e 25 comentários. Sabem porque? Porque foi pequena. Qual a conclusão disso? É que tem um monte de gente que abre a postagem e a primeira coisa que faz é dar uma olhada nela de cima a baixo pra ver o tamanho. Uns dão uma paradinhas pra ver as figuras, mas a maioria desisti de ler.  Ou seja? Se eu quiser agradar os leitores, terei que fazer postagens pequenas pra, na hora da leitura, eles não sentirem preguiça.
Encerro a postagem por aqui. Achou pequena? É porque se eu fizer maior o povo não vai ler!



6 comentários:

  1. Nossa!Concordo plenamente, parece que as pessoas não querem conteúdo.
    E outra, alguns blogueiro também cometem esse mesmo erro, seguem mas não comentam por preguiça!!!
    Acho que comentários são sempre bons, elogios também !!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom da sua parte ter aderido a essa campanha dos comentários. Fico muito feliz quando vejo alguém se movimentando em prol dela.

    Particularmente, eu procuro comentar em todos os blogs que posso... as vezes me falta tempo, as vezes até deixo pra depois, mas no fim acabo voltando até em postagens mais antigas pra deixar meu comentário. Isso é importante para os blogueiros (eu sei disso porque sou um deles).

    Espero que com essa campanha a gente consiga conscientizar mais pessoas, e por consequência ganhar mais comentários.

    Acho que vou parar por aqui, pois se o comentário ficar maior do que isso, já sabe como é né... kkkkkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cara pessoalmente acredito que as criticas engrandecem o nosso trabalho pois elas os lapidam. E é isso que o comentário pode ser uma forma de lapidação e aprendizado.

    Pessoalmente gosto muito do seu blog por isso sempre te convido a participar da nossa Rede. Vejo aqui temas de grande pertinência com linguajar acessível ( inclusive eu n tenho isso) e isso é atrativo pra o publico mais carente de leitura... fico feliz pela sua iniciativa e espero em breve seu e-mail na minha caixa com as informações que eu te pedi...

    Um abraço e felicidades...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo elogio e mais ainda pelo convite. Assuntos polêmicos, acompanhados de muito senso crítico, abordados com um vocabulário menos sofisticado é um dos fatores que agradam um grande grupo de pessoas. Graças a Deus e, com esforço, estou conseguido agradar quem tem e quem não tem o hábito da leitura. Ainda são poucas pessoas, mas espero continuar crescendo e agradando. Você que é blogueiro, ou quem quiser responder, sabe do que eu preciso pra conseguir mais comentários?

    ResponderExcluir
  5. Observe que, embora blogs sejam muito mais lidos que livros, ambos apresentam as mesmas dificuldades: se forem grandes, faz o leitor-médio desistir; se não tiver figuras, faz o leitor-médio desistir; se não tiver linguagem fácil, faz o leitor-médio desistir. O leitor-médio é, muitas vezes, o leitor-medíocre. Alguns não comentam porque: 1) o tema não é polêmico; 2) o tema é polêmico demais; 3) preguiça; 4) ou porque não entendeu a leitura.
    Ah, e você está reclamando de um problema estrutural da sociedade brasileira!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre S. B, seus comentários são excelentes. Concordo mesmo com voce, é um problema estrutural da sociedade brasileira. E, dos motivos apresentados, acho que o número 3 é o mais frequente.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...