domingo, 17 de julho de 2011

Esta juventude é uma consequência...

"A juventude de hoje está perdida"
"Os jovens de hoje não querem nada"
"No meu tempo, os jovens zelavam pelo país"

Quem nunca escutou uma dessas frases acima? Geralmente essas frases vem das pessoas que pertencem a gerações anteriores a nossa. Eu não agüento mais ouvi-las. Na minha opinião, eu não estou incluso nesse grupo de jovens que não querem nada mas, mesmo assim, eu faço parte da juventude atual e, pra ser bem sincero, eu sinto muita vergonha de assumir que tudo isso que falam é verdade. Mas o que causou isso? Por que os jovens perderam aquela vontade de mudar o mundo que fez tão bem ao nosso país?

A juventude atual é composta, em sua boa parte, por alienados a mídia que só pensam em si mesmo, que  importam-se com irrelevâncias e dão muito valor a futilidades, invertendo valores morais, esquecendo valores éticos, integrando cada vez mais o obsceno a nossa cultura e tratando como mocinhos os verdadeiros vilões. É grande a probabilidade de que um jovem que atenda esses requisitos, ao ler este texto, não passe da introdução, já que um dos grandes problemas educacionais do jovem brasileiro é a falta do hábito da leitura e da prática da escrita. Mas vocês sabem quem tem grande culpa nisso? A geração que hoje diz que não prestamos!
Antigamente, professora chata
só levava apelido
Antigamente os alunos se matavam na escola. Todos aproveitavam a educação boa ou razoável que era dada nas escolas públicas enfiando a cara no livro. Hoje os alunos também se matam na escola. Uns com calibre 38, outros com Magnum, depende do gosto, do dinheiro disponível e de como está o mercado do tráfico. 
Quando criarem uma régua dessas
teremos muitos alunos interessados
em Geometria.
A qualidade de ensino da escola pública antiga era melhor que a de hoje. O povo chegava a dizer até que escola particular era "Pagou, passou!". E o que muitos desses alunos fizeram com a boa educação? Se tornaram incentivadores da violência, do sexo explicito, da marginalidade, do egoísmo, do imediatismo, da valorização dos produtos importados, da falta de patriotismo e do consumismo. Se tornaram políticos corruptos, desviando o dinheiro da merenda escolar e desesperançando o nosso povo que acha que todos os políticos são ladrões e que o nosso país não tem mais jeito. Se tornaram integrantes dessa imprensa que dão status de herói aos fúteis que cantam coloridos, ou que são românticos nos seus personagens da novela, fazendo a cabeça dos nossos jovens que usufruem de pouca educação e, consequentemente, de pouca instrução, induzindo-os a viver numa realidade criada pelos meios de comunicação. Tudo por causa desse capitalismo inconseqüente em que os interesses de um ou de poucos vem na frente do bem estar da população.
Antigamente os jovens faziam manifestações grandiosas, lutavam pelos seus direitos de maneira muito organizada, contribuindo até para acabar com a ditadura militar. Já os jovens estragados pelo estilo de vida transformado pelos antigos jovens, quando fazem uma manifestação contra o aumento do preço da passagem do transporte coletivo, saem depredando ônibus, fazendo arruaça durante o protesto, agindo como verdadeiros marginais. A tempos atrás, os jovens tiravam políticos corruptos do poder, inclusive um presidente da república. Hoje os jovens elegem humoristas que usam do seu próprio personagem para fazer campanha, jogadores de futebol, cantores e travestis dançarinas de grupo de pagode.
Desculpem se eu desabafei, mas é vergonhoso ter que falar dessa forma da minha própria geração. Mas se a situação está assim, a culpa não é só nossa. É, também, dessas duas últimas gerações que vivem a nos rebaixar, a nos alienar e a fazer com que estraguemos com as nossas próprias vidas, nos fazendo pensar que estamos no caminho certo, ou nos fazendo não pensar em caminho certo algum. Então, você, dessas gerações anteriores, pense na influência que sua geração teve na vida dos jovens atuais antes de dizer que eles não querem nada.



GOSTOU DA POSTAGEM? ENTÃO TORNE-SE UM SEGUIDOR!
Em "Seguidores", embaixo de "Total de Visualizações de Página", clique em 
"Participar deste site". 


LEIA MAIS SOBRE OUTROS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM A SOCIEDADE:

8 comentários:

  1. Eu não sei como esse post não teve nenhum comentário, porque pra mim ele foi o melhor que você já fez.

    Pela primeira vez, não percebi um tom sarcástico e irônico, que marca suas postagens, você seguiu uma linha séria, e foi muito bem, diga-se de passagem.

    Apoio tudo o que você disse, tá difícil até comentar algo sobre isso, porque você disse muita coisa certa.

    Parabéns pelo post, pra mim o melhor do blog.

    ResponderExcluir
  2. Bom que vc percebeu. Antes do seu, não teve nenhum comentário. É justamente isso que a postagem fala. Meu blog é lido por jovens e a juventude de hoje não liga mesmo pra essas coisas. Mas quando eu falo sobre PAGODE, tem uma porrada de visualizações e recorde de comentários.

    ResponderExcluir
  3. Wellington, se você achou que não teve sarcasmo, releia as descrições das charges do post...
    Ah, e sem sarcasmo não tem graça. Afinal, o nome do blog é "dizendo o que quer"; do contrário, seria "dizendo o que os leitores querem"...
    Rapaz, eu gosto de ler bastante e comentei o post do pagode, porque é um tema que mobiliza tanto quem é contra, quanto quem é a favor. Quando se fala sobre educação, suponho que as pessoas em geral comentam pouco não porque não se preocupem com a temática, mas possivelmente porque é um tema onde as opiniões não costumam gerar controvérsias, por tratar-se de um tema onde as opiniões tendem ao consensual...

    ResponderExcluir
  4. Como todos os seus post, muito bem elaborado!!

    Como parte dessa juventade também me pergunto oq está acontecendo, hoje quando não se tem uma manifestação(arruaça) o maximo que os jovens se dispõem a fazer é criar campanhas no Facebook e hashtag no Twitter. Como se isso de alguma forma vai mudar as coisas!!

    Os jovens tem sim que evoluir, mas tem que trazer o que a juventude antiga tinha de melhor!!!

    É o que nos falta hoje!

    ResponderExcluir
  5. Wellington, como sempre, S.B. está certo. Eu fui sarcástico nas das descrições das imagens. Eles está certo também ao dizer que esses determinados temas não geram opiniões adversas e por isso não são muito comentados. As pessoas simplesmente balançam a cabeça e pensam: Pow, essa postagem ficou massa! Mas, eu queria fazer um perdido. Quando a postagem ficar massa, faça um comentário dizendo que a postagem ficou massa. Eu gosto de escutar elogio. Faz bem ao meu ego. Quando a postagem ficar ruim, faça um comentário dizendo que tá ruim. Eu gosto de ouvir crítica. Faz bem ao meu blog!

    ResponderExcluir
  6. é velho eu concordo ctg... pra essa nossa geração estar desse jeito, se deve a uma serie de fatores!! e como voc falou, se os "mandantes" da nossa sociedade nao nos dao exemplo, entao quem sao eles para cobrar de nos por um pais melhor ???

    ResponderExcluir
  7. É verdade... me deixei passar nas descrições das fotos. Falha minha. \o_

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...