sábado, 16 de julho de 2011

Pobre fast food...

Você já ouviu a frase "Você é o que você come"? Aposto que sim. Essa frase está corretíssima. A comida consumida por determinada pessoa tem a capacidade de descrevê-la. Se colocarmos para buscar no google “Você é o que você come", os primeiros resultados serão referentes a saúde e nutrição. Mas esses não são os únicos aspectos que a comida nos permite observar das pessoas.

Caviar
O que você come denuncia a sua condição econômica e social. Quem nunca escutou aquela música que diz: "Você sabe o que é caviar, nunca vi, nem comi, eu só ouço falar". Vocês acreditam mesmo que Zeca Pagodinho, cantor de sucesso a muitos anos e garoto propaganda de uma grande cervejaria, não sabe o que é caviar? Fala sério, pobre sou eu que como macarrão com farofa de margarina e cebola. Mas essa música fez muito sucesso porque, o que teve de gente se identificando com ela, não foi brincadeira. 
Esse bicho feio aí que é o Esturjão
Só para sabermos, segundo o Wikipédia, Caviar é um alimento e iguaria de luxo, consistindo em ovas de esturjão não fertilizadas salgadas, sem qualquer tipo de aditivo, corante ou preservante. Um quilo pode custar até R$ 47.000,00 (47 mil reais).



Big Mac. Não vá comprar pensando
que é grande assim mesmo.
Identifica-se logo um pobre quando, ao invés de ir num bom restaurante, ele chama a galera pra comer hambúrguer na lanchonete do João, logo ali na esquina, deixando bem claro que cada um pago o seu. Pobre que é pobre não conhece o sabor do molho especial de um Big Mac e ainda confunde Ronald McDonald com Patatí e Patatá. O máximo que sabem fazer é cantar aquela musiquinha: "Dois Hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim". 

McDonald's para o rico é um lanchinho rápido quando está apressado. Para o pobre é uma verdadeira programação de fim de semana, tendo até que juntar dinheiro pra ir.
Tem pobre que se arrisca ir na Subway, mas é facilmente identificado. Seu pronunciamento sempre começa com "Me dê um Baratíssimo!". Esse sanduíche, descaradamente chamado de Baratíssimo, num atual  valor de R$ 4,95 , é um verdadeiro imã pra pobre que, mesmo estando com fome, tem medo da praça de alimentação do shopping.  Ele não tem condições de pagar os preços exorbitantes que são cobrados nesse grande palco do consumismo cruel e desnecessário. Por isso que Fast Food de pobre é Arroz com Ovo. Certo é você que come sua farofa com salsicha e seu macarrão instantâneo (Da Nissin não que é caro). Não se condene por juntar os restos de verdura da semana toda pra fazer seu sopão com aquela carne que sobrou de ontem. Seu pão com mortadela é muito mais saudável do que o Mc Lanche Infeliz que você sonha comer ao ver a propaganda na TV. Não queira saber o que é um Big Mac e você não vai precisar saber o que é uma Ponte de Safena!
A McDonald's hoje é a maior rede de restaurantes do planeta com mais de 31 mil restaurantes espalhados em 118 países e um faturamento anual de mais de U$ 45.000.000.000 (45 Bilhões de Dólares). O sucesso é tanto que muitas lanchonetes tem até Drive-In (Ou Drive-Thru, como é conhecido). Você pode pedir seu "Bad Mac" sem sair do carro. Obviamente que isso é pra quem tem dinheiro, já que pobre de verdade não tem carro. Ele vai a pé. Um deles, de 17 anos, foi atropelado semana retrasada, quando atravessava a rua com alguns amigos para ir a uma lanchonete do Mc Donald's pela primeira vez, para gastar suas economias (Ele não poderia ter arranjado melhor maneira de gastar as economias dele? Tanta gente passando fome...). Vejam como é a vida: O rico quando quer ir ao Mac, sai de casa e pega o carro. O pobre sai de casa e o carro pega.
Se um dia você estiver em dúvida entre comer na Bob's ou no McDonald's, para o bem da livre circulação de sangue nas suas artérias coronárias, não coma em nenhum dos dois. Mas, se você é daqueles que acham que quem tem que se preocupar com artéria é cardiologista, escolha o Bob's. Não é porque é mais gostoso. Já que vai fazer mal mesmo, eu também prefiro o Hambúrguer da Lanchonete do João, que é bem mais barato. Compre no Bob's porque é produto nacional. Muitos não sabem, mas a Bob's começou no Rio de Janeiro. Tem 600 lojas espalhadas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, Chile e Angola, que costumam ser mais baratas que o McDonald's.  Já que é pra gastar com besteira, ao menos mantenha seu dinheiro em seu país.



GOSTOU DA POSTAGEM? ENTÃO TORNE-SE UM SEGUIDOR!
Em "Seguidores", abaixo de "Total de Visualizações de Página", clique em "Participar deste site". 

4 comentários:

  1. o verdadeiro programa para o fds de um casal de adolescentes é comer algo no mc donalds e dps pegar um cineminha... éé raro eu ver um casal q nao tem esse como programa de fds !!

    ResponderExcluir
  2. Eu ri muito com esse post... principalmente no trocadilho de pega o carro e o carro pega... kkkkkkkk

    Mas não vou ficar rindo da tragédia alheia... espero q esse rapaz melhore logo.

    É verdade, com esse consumismo, e a força do imperialismo americano, a massa pobre fica alienada querendo comprar o que não tem condições. O preço das coisas no nosso país não é acessível a grande maioria da população, o que também influencia.

    no fim, as pessoas querem comprar esses lanches para dar uma falsa impressão de status que elas não tem, se esquecendo do verdadeiro objetivo na maioria das vezes que é saciar a própria fome.

    ResponderExcluir
  3. Esse post foi ótimo! Conheci uma pessoa que foi para os EUA e me disse que lá só quem come Mac é pobre e mendigo... aqui, o público-alvo é a classe média e até média alta.

    momento piada interna: faltou você falar das pessoas que recarregam a pipoca do cinemark! hauehauehue!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkk! Eu sabia que vc comentaria algo do tipo sobre mim. S.B, poupe-me dos detalhes sórdidos. A pipoca é muito cara, nada mais justo que a recarga. Wellington falou uma coisa certíssima. O povo come no Mac pra demonstrar status, e não pra matar a fome! Tem muita gente que pede "Baratíssimo" bem baixinho, quase cochichando na Subway.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...