Deixem o Flamengo para os cariocas! |
Esses dados mostram que mais de 4 milhões de best[...], quer dizer, de baianos, torcem para times de fora, desvalorizando os times do nosso pedaço, e que das 5 maiores torcidas do estado, 3 são de times de outras regiões. Isso sem contar com os torcedores do São Paulo, Fluminense, Vasco, Internacional, Cruzeiro e muitos outros que tem torcedores aqui. Para facilitar o entendimento do texto vamos chamar esses torcedores de "Filhos que Desvalorizam seu Pedaço" (FDP).
"POTIGUARIOCAS" Vocês envergonham o RN |
Existem estados do Nordeste em que o Flamengo lidera em números de torcedores. Não entendo que prazer tem esses FDP que vestem as camisas de times do sul, sendo que a esmagadora maioria nunca foi aos estádios das suas respectivas equipes. A camisa do Palmeiras, por exemplo, é o menor chiqueiro do mundo. Cabe apenas um porco!
A torcida do Flamengo no Barradão. Clique na imagem para amplia-la. |
Quando o São Paulo veio ganhando Libertadores, Interclubes e 3 Brasileirões consecutivos, todo mundo era São Paulino. Em Salvador, era mais fácil ver na rua uma camisa do São Paulo do que uma do Bahia. Até hoje, quando vamos nas lojas esportivas em qualquer região do Nordeste, a variedade de produtos dos times do Sul e Sudeste é extraordinária. Eu já fui em lojas que não tinham camisas dos times baianos, mas tinham até o padrão alternativo do Corinthians. Experimentem procurar uma camisa do Vitória ou do Bahia no Sudeste. Tentei a uns 3 anos atrás no centro do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu. Sem sucesso! Só achei uns broches e uns quadros do Vitória numa banca de revista porque o dono era baiano.
A Televisão também tem grande culpa nisso. A Rede Globo, por exemplo, transmite os jogos do Flamengo pro Brasil todo a décadas. No período dos campeonatos estaduais, éramos obrigados a assistir campeonato carioca e paulista. Agora que melhorou um pouquinho, já podemos assistir, pelo menos, os jogos do Campeonato Baiano. Até as guerras de torcidas que acontecem de maneira organizada lá no Sul, imitaram aqui. Tudo por causa da maldita alienação da imprensa "Sul - Nacional".
"O Pai e o filho saíam de um jogo do Vitória quando passa um camburão vazio e o filho comenta:
- Olha, pai! Ninguém foi preso hoje!
- É, filho, o Bahia só joga amanhã!"
Se esses FDP gastassem dinheiro e tempo com o futebol local, com certeza veria as equipes de sua terra conseguirem muitos títulos de expressão. Os Sulistas ganham mais porque eles tem torcida em tudo quanto é buraco. Por terem torcidas enormes eles ganham com ingresso, com divulgação, com direitos televisivos e obviamente, por aparecerem mais, são disputados pelos patrocinadores que pagam fortunas para terem suas marcas nas camisas dos jogadores. Com tanto dinheiro, eles podem fazer grandes contratações, armar um time e estrutura melhor e, conseqüentemente, ganhar mais competições.
Nós, Nordestinos, temos que nos unir para o desenvolvimento das equipes da região. Brigamos demais. Se não há melhora, do que adianta o Vitória brigar com o Bahia? Até porque, com tricolor não se briga, pois o freguês sempre tem razão!
Por isso, quando você escolher um time pra torcer, ou quiser apoiar o Flamengo ou o Corinthians no Barradão, no Castelão ou na Ilha do Retiro, pense antes no crescimento do futebol do Nordeste. Ajude a melhorar os times nordestinos e não seja só mais um FDP.
GOSTOU DA POSTAGEM? ENTÃO TORNE-SE UM SEGUIDOR!
Em "Seguidores", embaixo de "Total de Visualizações de Página", clique em
"Participar deste site".
LEIA MAIS SOBRE OUTROS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM A SOCIEDADE:
O texto é muito bom. A piada sobre o Baêa ficou meio deslocada, até pq, torcedor do vicetória vandaliza até buzão que tem outros torcedores do vice... Enfim, foi infeliz apenas nisso. No resto, assino embaixo.
ResponderExcluirAahhh, quanto ao Baêa ser freguês, vamos só retificar uma coisinha:
ResponderExcluirSão 441 jogos com 177 e apenas 135 e 129 empates com 593 gols do Baêaço e 493 do vice de canabrava. Não sei você, mas mostra quem é o freguês é o vice. Volte sempre!
kkkkkkk! Eu sabia que alguém iria se sentir ofendido. Mas essas suas estatísticas são gerais por conveniencia. Se pegarmos os ultimos 10 anos, a vantagem é do Vitória! É como sempre dizemos, torcedor do Bahia vive de passado. Mas você não disse se você concorda ou não com os FDP (lembrem do significado de FDP q está no texto).
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRealmente o texto é muito bom. Uma coisa é uma pessoa realmente se identificar com um time de fora, até mesmo por influência dos pais ou parentes ou por natureza. Outra coisa é usar isso como desculpa para ocultar a realidade de que torce para algum outro time do sul ou sudeste graças aos motivos que você explicitou no texto, como maior força, torcida e estrutura dos mesmos, com a consequência de maior conquista de títulos e reputação.
ResponderExcluirNão vou ser hipócrita. Tenho simpatia por alguns times grandes que não são do nordeste, como Flamengo e Santos. Meu pai gosta desses times e isso me influenciou um pouco. Porém eu sou um certo admirador do futebol deles.
Torço apenas pra um time, chamado Esporte Clube Vitória, meu time do coração. E ainda digo mais... se por um acaso tem algum jogo de times do sul contra times do norte-nordeste, torço para os times da minha região (com exceção do jahia, claro, que é rival do meu time).
Mas fora a rivalidade e as brincadeiras existentes, concordo com você. Acho sim que como nordestinos, devemos nos unir para que o nosso futebol cresça, e que possamos brigar de igual para igual contra os clubes sulistas.
Abraço!
Discordo de quem comentou que a piada ficou deslocada. Na verdade, foi a piada que deu uma revigorada no texto (permitindo inclusive que eu, não admirador do futebol, postasse aqui).
ResponderExcluir